19.9.08

Máfia das favelas

'Primeiro Comando de Portugal (PCP). O clone do Primeiro Comando da Capital, fundado nos anos noventa por um grupo de prisioneiros de São Paulo, instalou-se na margem sul de Lisboa. É composto por jovens provenientes das favelas brasileiras, para quem a violência é um modo de vida. Têm hino no YouTube e agregam-se na internet, onde mostram alguns dos produtos do crime. Desafiam as autoridades e congregam o gosto pelas armas.'

in Correio da Manhã (sim, é leitura diária para quem aprecia humor de qualidade)

Curiosamente, fazendo uma pesquisa no mesmo YouTube onde os meliantes têm o seu hino, não se encontra qualquer vestígio. A não ser que o texto ambíguo se refira ao grupo brasileiro (esse sim com resultados abundantes). E pesquisa pelos mesmos termos ("Primeiro Comando de Portugal") no Google produz onze resultados, todos referências recentes à notícia do Correio da Manhã.

Se o grupo se "agrega na internet", não se percebe onde o fará. Talvez o faça sob outra designação mas, nesse caso, de onde veio o nome "Primeiro Comando de Portugal"? Será que se referem a outro PCP que se instalou na margem sul do Tejo (e não de Lisboa; são os rios que têm margens e não as cidades) há já muitos anos? Esse é sobejamente conhecido e, desde meados da década de 70, não consta que tenha sido problemático.

Não queria afirmar que um dos jornais portugueses mais lidos inventa notícias ou dá credibilidade a rumores fictícios postos a circular sabe-se lá por quem e com que interesses (talvez por grupos de extrema direita interessados em mostrar que a imigração é uma ameaça, aproveitando as notícias recentes de crimes violentos cometidos precisamente por brasileiros; a propósito, alguém se lembra do grupo de jovens africanos que, há uns anos, se noticiou querer declarar a independência da área metropolitana de Lisboa como estado negro?).

Ou melhor. Se calhar era isso mesmo que queria afirmar. Está feito.

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker