31.3.08

Provavelmente, a melhor cerveja do mundo


Se a RTP pode transmitir às primeiras horas de segunda-feira, um suposto "magazine" sobre a final da Taça da Liga, vulgo "Carlsberg Cup", em que todos os planos estão preenchidos com logótipos da Carlsberg, com as cores da Carslberg (que só por acaso também eram as cores das duas equipas), com o nome da Carslberg, com a publicidade da Carlsberg, com as cheerleaders da Carlsberg, as bandeirolas da Carlsberg, os estandartes da Carlsberg, os barzinhos Carlsberg de venda da inevitável Carlsberg, tudo em jeito informativo, mas sem conseguir esconder por completo a intenção principal de dar tanta visibilidade à Carlsberg quanto possível, eu também posso fazer o mesmo.

A diferença é que eu não violo a lei ao fazê-lo.

PS-Há não muito tempo, foi também a RTP que transmitiu um documentário inglês sobre José Mourinho, dando-lhe um título em português que, "por acaso", era o slogan da campanha publicitária de um banco, cujo protagonista era um certo e determinado treinador português muito célebre.

28.3.08

Conselho de amigo

Nunca liguem a televisão pouco depois de acordar. Porque existe sempre a possibilidade de apanharem um videoclip de Paulo Gonzo. E, se estiverem num dia de muito azar (como me aconteceu a mim), é possível que se trate de uma interpretação do tema principal do filme "Call-Girl".

Para quem achar que a possibilidade de ver a actriz protagonista do filme é uma compensação pelo imenso sofrimento, recordo que as mamas da Soraia Chaves atingiram actualmente em Portugal o mesmo nível de omnipresença dos Galos de Barcelos.

25.3.08

Catástrofe ecológica

Por mais vezes que se refira o culto à estupidez e à ignorância movido por grande parte dos jornalistas televisivos deste país, nenhum comentário será tão eficaz como ver anunciado num serviço noticioso da TVI que o Pólo Norte irá "desaparecer para sempre" e notar que a notícia é ilustrada com imagens de pinguins.

17.3.08

Anda uma pessoa a esforçar-se para instalar um clima de segurança e depois...

Lisboa é a 2ª capital com menor taxa de homicídios

De acordo com os dados do Eurostat, o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, no período entre 2004 e 2006 apenas foram assinalados menos homicídios na capital de Malta, país que em 2006 não registou qualquer homicídio, apresentando La Valetta uma média de 0,00.

in TSF

Citius, altius, fortius


Se Francis Obikwelu, Vanessa Fernandes ou Nélson Évora ganharem medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim, conseguiremos degluti-las, sabendo que a prova foi organizada por uma ditadura cruel que oprime há décadas um estado soberano e que usa o evento como forma de branqueamento e promoção internacional? Será que o Tibete é assim tão diferente de Timor, só porque não nos diz respeito directamente? E se o Comité Olímpico Português liderasse a comunidade internacional num boicote, não ficaríamos todos muito mais orgulhosos do que com uma rodela de ouro, prata ou bronze ao pescoço de um atleta? Será que não há país no mundo que não morra de medo da República Popular da China?

15.3.08

Duas coisas muito preocupantes

O PS apresentou ontem na Assembleia da República um projecto de lei que proíbe a aplicação de piercings na língua a todos os cidadãos. “Esta actividade não está regulamentada e pode pôr em causa a saúde dos seus utilizadores”, afirmou ao CM Renato Sampaio, que recusou a ideia de que a proibição total da colocação de piercings na língua e no pavimento da cavidade oral seja restritiva da liberdade pessoal. “O Estado tem a obrigação de zelar pela saúde dos cidadãos”, concluiu o deputado, que garantiu que a lei não será retroactiva.

in Correio da Manhã

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, vai assinar na próxima semana um decreto-lei cujo artigo 1.º proíbe “a reprodução ou criação de quaisquer cães potencialmente perigosos” – cães das sete raças consideradas ameaçadoras ou resultantes do cruzamento destas. O mesmo documento proíbe também a importação destes animais e obriga os donos a esterilizá-los no prazo de dois meses após a entrada em vigor do despacho. Em conversa com jornalistas no Ministério da Agricultura, Jaime Silva confirmou ontem que este decreto-lei é “uma medida drástica que não pode ser adiada por mais tempo” e que só será tomada porque “a actual legislação não é cumprida”.

ibidem

Ou seja, na mesma semana, o governo e a maioria absoluta que o apoia entendem decretar a extinção de animais considerados perigosos (não se sabendo por quem nem porquê) e legislar sobre a forma como os cidadãos decidem decorar o seu corpo. E porquê? Porque "o Estado tem a obrigação de zelar pela saúde dos cidadãos" e porque "a actual legislação não é cumprida", exigindo "medidas drásticas". Que outras medidas serão tomadas daqui para a frente para zelar pela nossa saúde, já que, obviamente, não somos capazes de zelar por ela sozinhos e quais as leis que, por não serem cumpridas, exigirão "medidas drásticas" de igual calibre?

14.3.08

7+7=14

Com a inclusão da "acumulação excessiva de riqueza" na lista dos novos pecados capitais compilada pela Santa Sé e, tendo em conta que a Igreja Católica é uma das organizações mais ricas do planeta, isso significará que os membros da hierarquia eclesiástica também estão isentos dos restantes pecados da nova lista e da original? É que isso explicaria muita coisa.

10.3.08

O filtro do óleo encaixado na lingueta do diferencial

Quando os organizadores de feiras de motas definem os seus públicos alvo, eu faço parte do último grupo em que pensam. O grupo das pessoas que vê as motas como carros com menos rodas e que levam o conceito de "descapotável" ao limite. Mas, como esta feira de motas em particular seria de graça, lá fui. E não me arrependo. Por dois motivos.

O primeiro, o meu reencontro com a lendária motorizada Zundapp depois de muitos anos. A última que vi não estava em tão bom estado como esta e tinha os travões substituídos por arames puxados com paus.



O segundo, este dito piedoso que ouvi de passagem a um visitante pouco entusiasta: "É preferível um carro. A ouvir Stevie Wonder com ela a fazer bobó."

3.3.08

Culto


Hoje é dia de Santa Cunegundes, Imperatriz.

Santa quê? Isso mesmo que leram. Um pouco de seriedade, por favor. O assunto é sério.
 
eXTReMe Tracker