22.10.07

Momento ego-lírico

Dia de Anos


Com que então caiu na asneira

De fazer na quinta-feira

Vinte e seis anos! Que tolo!

Ainda se os desfizesse...

Mas fazê-los não parece

De quem tem muito miolo!


Não sei quem foi que me disse

Que fez a mesma tolice

Aqui o ano passado...

Agora o que vem, aposto,

Como lhe tomou o gosto,

Que faz o mesmo? Coitado!


Não faça tal: porque os anos

Que nos trazem? Desenganos

Que fazem a gente velho:

Faça outra coisa: que em suma

Não fazer coisa nenhuma,

Também lhe não aconselho.


Mas anos, não caia nessa!

Olhe que a gente começa

Às vezes por brincadeira,

Mas depois se se habitua,

Já não tem vontade sua,

E fá-los queira ou não queira!


João de Deus

(obrigado à M.)

18.10.07

As coisas estranhas que se dizem a um empregado de bilheteira

Hoje, dei comigo a comprar bilhete para um filme chamado "Um Azar do Caraças". Não havia volta a dar-lhe. Era num daqueles cinemas de salas múltiplas em que não podemos pedir "um bilhete para a sala tal" e somos forçados a dizer o título do filme. Não podia dizer que queria um bilhete para o "Knocked Up" ou para o último do Seth Rogen ou do Judd Apatow porque seria provável que não soubessem do que falava (as pessoas já têm de encher barris de pipocas e tinas de refrigerante... exigir-lhes que conhecessem os filmes todos pelos protagonistas, criadores e título original seria cruel). Ainda por cima, a minha dicção não foi a melhor, por motivos compreensíveis, e tive de repetir em voz mais alta. Patético.

Também me lembro de como foi traumatizante pedir um bilhete para o "Uma Questão de... Bolas" (Dodgeball), pronunciei as reticências e tudo, e já decidi que não irei ver o "Balls of Fury" quando estrear, mesmo que tenha o Christopher Walken como vilão, só porque o título português é "Não Me Toques Nas Bolas."

Há algo de verdadeiramente podre nos tradutores deste país.

17.10.07

Pois...


Anos depois de a banda desenhada de Maurício de Sousa se ter tornado uma instituição em Portugal, "A Turma da Mónica" passa a ter um integrante português. António Alfacinha poderá ser um amontoado de estereótipos, mas, se entre as personagens principais se encontram uma rapariga obesa e de dentição saliente, um rapaz com problemas de dicção e outro que nunca toma banho, não se pode pedir grande realismo.

Informação retirada daqui.

15.10.07

Carta aberta à RTP

Exmos. Srs. Administradores, Directores, Programadores e Mentores da Radiotelevisão Portuguesa,

Terminado este fim-de-semana de grande relevância para o catolicismo, com a inauguração da nova igreja do santuário de Fátima que a RTP decidiu cobrir de forma exaustiva através de directos e debates ocupando parte considerável da sua emissão, venho, por este meio, solicitar-vos em nome dos ateus de Portugal que, visto que vossas excelências não terão certamente a intenção de discriminar os espectadores com base nas suas convicções religiosas (ou na falta delas), que dediquem aos ateus metade do tempo que dedicaram aos católicos.

Como saberão, o número de ateus em Portugal é considerável e não estará longe do número de católicos (se os altos dignitários do catolicismo incluem no número dos seus fieis todos os portugueses baptizados, mesmo que não se confessem, não comunguem, não vão à missa ou mesmo que não acreditem na divindade de Cristo ou na existência de Deus, os ateus poderão presumir de igual forma que uma percentagem larga destes serão ateus baptizados em idade demasiado precoce para poderem resistir; não diz a sabedoria popular que "presunção e água benta, cada um toma a que quer"?).

É provável que precisem de um pretexto para justificar o evento. Pois bem, que o pretexto seja a comemoração do septuagésimo segundo aniversário de Woody Allen no próximo dia 1 de Dezembro, um dos mais célebres ateus confessos da actualidade (e pode estabelecer-se aqui um paralelismo com o fenómeno de Fátima visto que, tanto Woody Allen, como a Irmã Lúcia dedicaram a vida à construção de ficções, ele de forma profissional, ela como autodidacta).

Como não haverá nenhuma grande obra a inaugurar (o ateísmo não é uma convicção muito monumental), monte-se o arraial mediático num jardim público ou numa pastelaria e ponha-se Fátima Campos Ferreira a mediar daquele seu jeito tão característico, algures entre o fervor profissional e o analfabetismo funcional, um debate com figuras destacadas do ateísmo nacional como José Saramago ou outros igualmente senis. Também lá pode estar o Padre Borga. Sempre enche mais uma cadeira e ajuda a compor o enquadramento. Não esquecer também que toda a equipa do programa "Praça da Alegria" deve ser espalhada pelas imediações a recolher comentários pouco esclarecidos e/ou fanáticos de ateus exacerbados.

O resto ficará ao vosso critério. Importa apenas que a emissão seja demorada e consiga repugnar todos os que por ela passarem e, não sendo ateus, se sintam ofendidos pela transformação súbita de um canal pago com dinheiro dos impostos em televisão oficial do ateísmo.

Resta-me agradecer a vossa atenção, sobretudo por saber que estarão deveras ocupados com a selecção de novas caras para a horda de colaboradores da RTP e de novos conteúdos para a genial grelha de programas, com todo o frenesim sexual e de lambe-botismo e ingestão de merda que isso acarreta.

Despeço-me com amizade (como dizia o engenheiro).

Um cidadão pela igualdade de tratamento

12.10.07

Thank you, suckers!


Com o Nobel da Paz no bolso, Al Gore passa a ter o tão desejado impulso para relançar a sua carreira política, sendo precisamente esse o único objectivo que o levou a fazer-se paladino da consciência das alterações climáticas. Não importa que a sua postura seja, por vezes, alarmista sem razão ou que, noutras ocasiões, os "dados" que veicula estejam muito longe de ter qualquer confirmação científica rigorosa. O que verdadeiramente interessa é que um "activista ecológico desinteressado" que, ainda por cima, é Nobel da Paz, será sempre um candidato potencial à liderança dos EUA. Mesmo que tenha passado oito anos como vice-presidente sem se lembrar dos pobres ursos polares que não têm gelo para assentar as patas. Os senhores do parlamento norueguês (responsáveis pela atribuição do prémio) não costumavam ser tão facilmente manipulados.

Big Boned


Trey Parker temporariamente possuído por Eric Cartman no filme "Baseketball".

10.10.07

Prosa de sonho

Excertos das notas biográficas dos participantes no reality-show "Casamento de Sonho" da TVI.

São um casal muito bonito e muito estético. Ele tem um grande físico e um sorriso lindo. Ela tem um ar muito engraçado, é faladora e muito desinibida. Conheceram-se na escola secundária e foi aí que se apaixonaram. Ela gostou dele porque ele era o betinho da escola. Ele gostou dela porque ela era uma das raparigas que lhe interessava.

É jovem, bonito, sexy, tem um belo e sedutor sorriso, uma boa figura e canta muito, muito bem. Tem uma atitude física muito bonita em palco e quando solta a voz, entrega-se completamente. É recepcionista num hospital mas o seu verdadeiro sonho é ser cantor.

São um casal muito engraçado e tipo popular. Ela sobressai devido à sua boa disposição e beleza muito portuguesa. Com um lenço na cabeça e arrecadas, ficaria uma típica noiva do Minho. É repositora num supermercado e ele é metalúrgico e muito sério acerca da sua profissão.

Conheceram-se no MacDonald¿s através de um amigo comum que achou que eles eram feitos um para o outro e insistiu em os apresentar. Tinha razão: foi amor à primeira vista. A Ana apaixonou-se pelo sorriso do David e ele apaixonou-se pela beleza da Ana.

São um casal muito jovem e simpático. Ela tem 23 anos e ele 22. São bonitos os dois, ela com um ar ligeiramente exótico, parece uma indiana bonita.

São um casal simpático e cómico porque ele é baixinho, com um grande cabelão e divertido a falar; e ela é séria, do tipo loiraça grande. Ele é um cromo muito divertido e muito apaixonado por ela. Estudam ambos Direito e ele é também operário numa fábrica de pneus. Ela tem um grupo musical e canta em festas e bailes.

São um casal jovem, ambicioso mas o único talento é o dela. Gostam muito um do outro e isso transparece. Fisicamente são engraçados, ele é mesmo bonito, mas ela também é gira.

5.10.07

Andámos nós a implantar a república...


E voltámos a ter os bolsos cheios de realeza.

4.10.07

Descubra a diferença


Óscar Cardozo, futebolista, natural de Juan Eulogio Estigarribia, Paraguai. Golos marcados: 2

Olga Cardoso, vedeta da rádio, natural algures do Norte de Portugal. Golos marcados: 0





Solução: A diferença é que o apelido de um se escreve com Z e o da outra com S.

3.10.07

Futurismo

Um dia virá em que a sociedade começará a discriminar os seus integrantes pela versão do CSI que preferem.

2.10.07

Um naco de Fry e Laurie

Antes de ser um médico resmungão e coxo, Hugh Laurie costumava reunir-se com Stephen Fry em projectos menos fisiológicos mas igualmente terapêuticos. Segue uma amostra de A Bit of Fry and Laurie (circa 1986).


1.10.07

Ó para ele, outra vez com a passarinha aos saltos...


Pedro Santana Lopes define a eleição de Luís Filipe Menezes para a liderança do PSD como algo com grande significado político que serve de lição para os apoiantes de Marques Mendes. Ouvido pela TSF, Santana Lopes defendeu que a vitória alcançado por Menezes tem uma importância «muito significativa e muito importante, por quem ganhou e por quem perdeu.» (...) Questionado sobre está disponível para aceitar funções dentro do PSD ou ser o líder da bancada parlamentar dos sociais-democratas, Santana Lopes disse preferir falar primeiro com Luís Filipe Menezes antes de se pronunciar sobre a questão.

in TSF
 
eXTReMe Tracker