31.7.07

A outra actualidade iraquiana


Decorria o septuagésimo primeiro minuto do confronto quando o curdo Hawar Mulla Mohammed de Mosul apontou um projéctil à cabeça do sunita Younis Mahmoud de Kirkuk que acabou fazendo ricochete, falhando por pouco as mãos do saudita Yasser Al-Musalim e explodindo no interior de uma estrutura de metal e rede que este guardava com afinco. Os agressores não tardaram a reivindicar a ofensiva, reclamando para si a famigerada Taça da Ásia.

30.7.07

Toponímia

José Sócrates anunciou este sábado, no Algarve, que a Barragem de Odelouca vai estar concluída em 2010. O primeiro-ministro garantiu que depois de pronta, esta barragem vai impedir que a falta de água volte a afectar a região.

in TSF

A ETAR de Odeparva e a estação elevatória de Odedoida serão inauguradas em breve.

29.7.07

A Quinta

Em Espanha, a revista satírica "El Jueves (La Revista que Sale los Miércoles)" foi alvo de punição judicial devido a esta capa:


A edição foi retirada de circulação pelo crime de ofensa à Coroa, visto que as figuras representadas se parecem com os Príncipes das Astúrias e mesmo que o alvo principal da "brincadeira" fosse o primeiro-ministro Zapatero, devido à intenção de oferecer 2500 euros aos pais por cada filho nascido.

A ninguém interessou que o comentário fosse acertado já que, se a medida for extensível à realeza, os 2500 euros por rebento serão o mais próximo que o príncipe estará de ter um salário em toda a sua vida. E ninguém quis saber que o autor do boneco dissesse que tinha sido um engano e que os representados, afinal, eram Tom Cruise e Katie Holmes. Porque a justiça é implacável e o respeitinho é muito importante.

Mas o melhor em toda esta história nem é a capa original, que tinha alguma piada. O melhor é a capa de rectificação que a revista publicou a seguir e que é absolutamente brilhante.



PS: Em Portugal, nada disto poderia passar-se. Em primeiro lugar, porque não temos reis e, em segundo, porque as nossas autoridades preferem passar o seu tempo com processos disciplinares motivados por anedotas de teor político. Que são arquivados, claro. Isso torna tudo perfeitamente normal.

12.7.07

Pela boca morre o parvo

Uma vez, alguém me disse que não gostava de Woody Allen e que não lhe reconhecia talento nenhum. Por maior que seja a arrogância e a subjectividade das palavras que se seguem e por mais que me façam parecer avesso a quem se atreve a ir contra os consensos, não consigo deixar de pensar que quem disse tal coisa é muito estúpido.

in "Take the Money and Run", 1969

9x3=27

Nos exames de Matemática do 9º ano, 70% dos alunos obteve classificação negativa. A estatística não deve assustar-nos. Até porque, pelo andar da carruagem, não faltará muito para deixarmos de ter quem consiga calcular a percentagem.

10.7.07

Na cama com Harry Potter


J.K. Rowling e o marido, Neil Murray.

9.7.07

Revista de imprensa

"Onze anos de prisão. Foi esta a pena aplicada por um colectivo de juízes do Tribunal de São João Novo, no Porto, a Daniel Ferreira, um jovem de 21 anos que matou um dos trolhas que atirou um piropo à sua namorada. (...) O colectivo não apurou a terminologia exacta do que foi dito, mas considerou que terá sido similar a 'linda menina, papava-te toda'."

in Público

(Mas também pode ter sido uma variante de "anda cá que eu ensino-te a tabuada do nove, coisa boa!")

"Um soldado da GNR é acusado da prática de um crime de cariz sexual. Masturbou-se e ejaculou junto a uma jovem de 20 anos. (...) Uma amiga da vítima, que exigiu o anonimato, explicou que “o soldado, que estava fardado, terá travado conhecimento com a jovem num local de diversão nocturna e depois, já madrugada alta, convenceu-a a deslocar-se ao posto local da GNR”. Esta amiga da vítima garante saber que os dois ter-se-ão dirigido às cavalariças, desertas àquela hora. “A minha amiga recusou-se a ter relações e então o indivíduo masturbou-se à sua frente, sujando-lhe as calças, antes de a vítima ter tido tempo de fugir”, explica esta amiga, que afirma terem sido apresentadas às autoridades, como prova, as manchas de esperma do militar nas calças da jovem.

in Correio da Manhã (where else?)

(Cavalariças? Calças manchadas? E isto não chegou à CNN porquê? Que crime sexual mais mal amanhado...)

Futebol pelos cabelos II


Marius Lacatus (ou Lăcătuş, para os apreciadores de correcção ortográfica alimentada pelo Google), vedeta maior do futebol romeno que brilhou durante a década de 80 e o início da de 90, vencendo a Taça dos Campeões Europeus em 1986 pelo Steaua de Bucareste e dando nas vistas no Mundial de 90, em Itália.
Todos os dias, antes de sair de casa, o seu cão, Ceausescu (ou Ceauşescu), passava uma hora a lamber-lhe a cabeça para moldar o peculiar penteado. Na fotografia, um orgulhoso Lacatus usa a taça dos campeões para exemplificar a quantidade de saliva canina aplicada semanalmente no cabelo.

8.7.07

A lista

O primeiro-ministro Gordon Brown do Reino Unido entende que deveria existir uma lista internacional de potenciais terroristas ou de potenciais suspeitos de terrorismo. Não explicou, creio eu, de que forma será determinada a natureza "potencialmente terrorista" ou "potencialmente suspeita de terrorismo" dos integrantes da lista de forma que não passe pelas convicções religiosas ou políticas, pela nacionalidade ou pela etnia, mas certamente existirá uma forma decente e que não vá contra os elevados princípios da nossa civilização.

Mau era Joseph McCarthy, o senador americano que gostava de listar suspeitos de um "ismo" diferente, o comunismo. Gordon Brown não é igual a McCarthy. Não pode ser. Afinal, vivemos na Europa civilizada e respeitadora dos direitos humanos e não na paranóia da Guerra-Fria, instalados numa democracia confortável que não permite barbaridades. Além disso, McCarthy ocupava um cargo para o qual foi democraticamente eleito enquanto que... hmm... Gordon Brown não... Isto fazia perfeito sentido quando comecei a escrever. Talvez precise de pensar melhor.

Até lá, deixemo-nos de parvoíces e passemos à informação séria: http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/3865227.stm

6.7.07

Que brasa!


Na SIC, à hora do almoço, o ecrã decorava-se com o título "PORTUGAL ACIMA DOS 30 GRAUS". Um esforçado repórter passeava por uma praia, questionando os banhistas sobre as medidas que tomavam para se protegerem de uma temperatura extrema de trinta e poucos graus em Julho, não se cansando de repetir que o RISCO é elevado e que todos corremos PERIGO.

Não sei em que parte da Escandinávia os responsáveis por tão útil momento jornalístico passaram os últimos verões, mas é verdade que pode tornar-se chato viver num país onde não acontece nada. Sobretudo para quem ganha a vida a relatar tragédias e cataclismos.

A evolução do rockeiro ao longo das décadas - Uma análise comparativa têxtil e capilar


Protótipo.


Circa 1970.


Circa 1980.


Circa 1990.

5.7.07

É chocante o que os terroristas enfiam nas bombas hoje em dia!

"O trânsito esteve cortado na praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, ao início da tarde, para a PSP proceder à explosão controlada de uma mala abandonada em frente ao hotel Fénix. No final, constatou-se que a mala continha apenas roupa."

in Público

Dúvida laboral


O conceito de flexisegurança também se aplicará ao contorcionismo profissional?

4.7.07

Sopa de letras

RP says:
Para que conste
RP says:
«A Vingança da Violeta» é um anagrama de
RP says:
«Vacina Genital da Avó»
Renato says:
posso blogar isso?
RP says:
no teu lugar eu ficava bem caladinho e não dizia nada a ninguém, mas a escolha é tua

3.7.07

Realidade paralela


E se as altas individualidades reunidas no Porto para saudar a presidência portuguesa da União Europeia recebessem como brinde, não conjuntos de sabonetes Ach. Brito, mas sim estojos contendo uma garrafa de Licor da Malandrice, uma cassete do Quim Barreiros e um pretinho da sorte?

1.7.07

A televisão deles todos

Desafio alguém mais afoito a contar as caras que a RTP emprega na qualidade de "apresentador" apenas no seu primeiro canal. Tentemos ir por partes. Na "Praça da Alegria", temos Jorge Gabriel e Sónia Araújo, acompanhados pela palhaça, pelo pianista, pelos "humoristas convidados" (Guilherme Leite e afins) e pelo padre Borga. No "Portugal no Coração", Malato e duas febras decorativas. Recentemente, descobri uma coisa chamada "Portugal Azul" (era difícil conseguir um nome mais arbitrário, não era?), em que cada edição é apresentada de um ponto diferente do país por Carlos Ribeiro, Serenella Andrade, Isabel Angelino e João Baião. Depois há o "Só Visto!", programa que nos força a recorrer à cábula do site da RTP e cujo único mérito é o título adequado. Se alguém perguntar "que programa é esse?" a única resposta possível será um encolher de ombros embaraçado seguido de "olha... só visto..."

Com: Daniel Oliveira, Helena Coelho, Dália Madruga, Bárbara de Oliveira Pinto, Sérgio Oliveira, Margarida Barreiras e Filipe Gonçalves

Pondo de parte os veteranos consagrados, sabendo-se que alguém com a sorte de ser colocado na espaçosa prateleira da RTP, nunca mais de lá sairá, quem é esta gente? De onde vieram? Quem avaliou as suas competências? Em que moldes se processou a sua contratação? Pormenores como estes diriam respeito apenas à respectiva administração em qualquer outra empresa televisiva, mas, por acaso, esta até é paga com dinheiros públicos e os contribuintes talvez merecessem uma explicação.

A situação da televisão pública em Portugal nunca esteve tão negra. Há alguns anos atrás, reconhecia-se a existência de problemas e discutiam-se soluções, mesmo que não se passasse daí. Agora que as audiências melhoraram, temos a programação do principal canal estatal constituída por uma rubrica autopromocional que se prolonga de manhã à noite, com ocasionais entrevistas a idosos e emigrantes, números musicais de qualidade duvidosa e intervalos para os noticiários, a telenovela brasileira e a fantochada que Catarina Furtado esteja a apresentar na altura com os seus trejeitos de boca "queridinhos" e olhos de "sou um amor de pessoa, mas podes continuar a fantasiar dar-me uma valente queca". De vez em quando, parece que também há uma gala ou outra para celebrar/lembrar/lamentar coisa nenhuma.

E, durante tudo isto, a multidão de caras que surge no ecrã vai esboçando brilhantes sorrisos forçados e repetindo constantemente os mesmos elogios gastos à qualidade da programação e à competência do serviço público prestado. Podem conseguir convencer alguém. Podem até convencer-se a si próprios . Mas nao conseguirão mudar a infeliz realidade
 
eXTReMe Tracker